Foi na tarde de 19 de março de 2009 que os nove primeiros irmãos se prostraram em cruz, com a testa no chão, ao ar livre, na Comunidade de Aurora, Uruguai. Nessa cerimônia simples, no meio do laranjal, prometeram servir a Deus eternamente. Deram assim a sua vida à vida monástica e, como símbolo dos votos que tinham assumido, puseram um cordão à volta da cintura. Foi algo muito simples que ficará gravado para sempre em suas memórias e corações. Esse ato foi realizado a pedido expresso da Bem-Aventurada Virgem Maria em uma aparição ao vidente Frei Elías del Sagrado Corazón de Jesús. Poucos dias depois, em cerimônia semelhante, outros sete irmãos foram consagrados na Comunidade Figueira, Brasil. Foi então que Madre María Shimani de Montserrat, também presente naquela tarde , uniu esforços, junto com José Trigueirinho Netto, para fundar a Ordem Graça Misericórdia e, assim, atender a esse pedido do Divino.
A Ordem Graça Misericórdia é uma ordem monástica que professa a fé em Cristo, é autônoma e independente de outras instituições religiosas. Busca a integração dos diversos aspectos espirituais que conduzem a Deus e a expressão de uma vida comunitária e fraterna. Foi fundada em 2009 e sua sede está localizada no Brasil. É formado por monges e monjas cuja única busca é a união com o Cristo Vivo. Expressa-se através de uma religiosidade e de um modo de vida consagrado à paz, ao bem, à oração, à caridade, à cura, ao cuidado dos Reinos da Natureza e à elevação de toda a Criação. É por este cuidado com a vida que os consagrados desta Ordem optam pela alimentação vegetariana, uma opção que lhes permite estar em maior harmonia com a Criação e expressar o amor universal para com todas as criaturas de Deus.
Nossas raízes foram estabelecidas no final da década de 1980, no sul do estado de Minas Gerais, Brasil, com a aspiração de viver os atributos mencionados acima. Para nós, a experiência monástica é o caminho mais direto para chegar a Deus, viver para amá-Lo e manifestar Seu Propósito.
Os consagrados, de diferentes idades vêm de várias nações, como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Colômbia, Costa Rica, Venezuela, Estados Unidos, Espanha, Portugal, França. Eles formam monastérios localizados em nossas Comunidades-Luz e apóiam os Centros Marianos. Comunidades-Luz e Centros Marianos é como denominamos os espaços de vida fraterna de nossa Obra.