O hábito existe para recordar os votos que assumimos com Deus e para dar a conhecer ao mundo, a todos aqueles que nos vêem, a escolha que fizemos de consagrar nossas vidas. A túnica, o cordão, o escapulário, o véu e o sari são os símbolos de uma vida regida pelos votos monásticos assumidos.
O emblema da OGM bordado na túnica do aspirante e representado no distintivo é a chama e a pomba do Espírito Santo. Este símbolo representa o propósito dos membros da Ordem de serem guiados pela inspiração divina. Simboliza a aspiração ardente do consagrado de que sua alma voe em direção ao fogo do Amor Divino até que nele se funda.
Cruz da Nova Humanidade bordada no escapulário monástico: Cruz com quatro braços iguais que representa o equilíbrio perfeito do homem com os Reinos da Natureza: Mineral, Vegetal, Animal e Humano. O braço direito desta cruz representa o Reino Mineral; o braço esquerdo, o Reino Vegetal; o braço superior, o Reino Animal, e o braço inferior representa o Reino Humano.
O sari usado pelas Filhas da Caridade Crística simboliza a universalidade do serviço ao planeta e sua humanidade, e manifesta a unidade entre o Oriente e Ocidente.